O marketing odontológico nada mais é do que uma área especializada para clínicas e consultórios odontológicos, que visa criar e aplicar estratégias específicas para esse tipo de empreendimento, com o objetivo de auxiliar essas companhias a se desenvolverem no mercado em que estão inseridas, conquistando cada vez mais pacientes.

Sendo assim, é possível afirmar que o marketing odontológico é tão importante quanto qualquer outro tipo de marketing em indústrias mais comuns, uma vez que o principal papel dessa área de atuação, independentemente do nicho em que ela esteja inserida, nada mais é do que criar uma linguagem de comunicação entre a empresa e seus clientes.

Confira a seguir tudo o que você precisa saber a respeito do marketing odontológico, descobrindo dicas de como causar bons impactos através das ferramentas do marketing, além de conferir sua definição e os melhores caminhos para aqueles que querem começar a praticar esse tipo de marketing, através do auxílio de um plano ortodôntico.

Como causar impacto no marketing odontológico?

Em primeiro lugar é preciso saber o que é marketing odontológico. Esse nada mais é do que uma área específica do marketing que busca criar estratégias, campanhas e técnicas de comunicação para o público-alvo de clínicas dentárias e profissionais formados na área de odontologia.

Vale destacar que existe uma área específica do marketing para atuar no mercado odontológico, já que existem diversas regras para campanhas de marketing neste setor, visto que algumas estratégias usadas no marketing convencional são encaradas como antiéticas no setor odontológico, e a realização pode implicar em multas e punições.

Dessa forma, assim como os serviços de plano odontológico individual, o principal objetivo das estratégias de marketing odontológico é conseguir atrair e reter pacientes para o consultório, promovendo a melhoria da sua experiência junto à empresa. Portanto, é possível afirmar que a prática desse tipo de marketing pode resultar em vários benefícios.

Entretanto, para alcançar esse benefícios é preciso que a companhia não só invista no marketing de qualidade, quanto busque se diferenciar e realmente causar grandes impactos com suas campanhas.

Isso porque, ao usar boas estratégias de marketing, é possível fidelizar os clientes que já se consultam no consultório e atrair mais pacientes.

Portanto, confira a seguir alguns dos principais pontos que vão te levar a causar um real impacto no marketing odontológico, mesmo que você atenda apenas pacientes  com o melhor plano odontológico:

  • Use o WhatsApp;
  • Recorra às redes sociais;
  • Conheça o seu público;
  • Tenha um site;
  • Faça bons conteúdos.

O principal ponto deve ser conhecer o seu público, pois desta forma entenderá como direcionar os esforços e investimentos, entendendo como obter resultados reais.

O que é o marketing offline?

Assim como o próprio nome já indica, o marketing offline nada mais é do que aquele feito fora da web e meios digitais, também conhecido como marketing tradicional, uma vez que antes de existir internet e conexão web, era ele que era utilizado pelas diversas companhias existentes no mercado naquela época.

Em suma, sua principal diferença é o fato dele ser divulgado em meios convencionais e populares, como a televisão, rádio ou mídia impressa (jornais, revistas, etc.) e não através da internet.

Com a evolução do marketing, é possível encontrar diversas estratégias do marketing em que companhias ligam ações realizadas no online, com ações realizadas no offline, que podem ser baseadas em pesquisas digitais, como dúvidas a respeito de quanto custa um plano odontológico, por exemplo.

Qual o melhor caminho para quem deseja começar no marketing odontológico?

O primeiro passo de qualquer clínica odontológica que quer adotar o marketing é conhecer o que pode ou não pode ser feito, justamente para se esquivar de punições e multas. Uma vez com esse conhecimento, o próximo passo é conhecer o seu público-alvo.

Dessa forma, para conhecer seus pacientes e possíveis clientes, é preciso buscar mais informações do que apenas dados cadastrais, é preciso se preocupar em entender os anseios dessas pessoas e descobrir suas dúvidas através de índices de pesquisas, com dúvidas a respeito de plano odontológico cobre aparelho.

Em síntese, é possível afirmar que os dados digitais vão te ajudar a enxergar o que o seu público-alvo prefere, e assim adotar estratégias que realmente vão chegar até eles e impacta-los.

O que é recomendado evitar no marketing odontológico?

Além de evitar práticas consideradas como antiéticas no marketing odontológico, alguns outros erros graves consistem em:

  • Não conhecer o público-alvo;
  • Não fazer um planejamento estratégico;
  • Esperar resultados imediatos sem realizar ações concretas;
  • Copiar estratégias da concorrência;
  • Não focar nos benefícios do tratamento;
  • Produzir materiais de forma amadora.

Estudar e obter informações é importante para assegurar que sua empresa esteja trabalhando dentro da lei, crescendo e lucrando.

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Qualivida Online, site no qual é possível encontrar diversas informações e conteúdos sobre os cuidados com a saúde física e mental.